sexta-feira, 12 de abril de 2013

Almôndegas Recheadas para Macarrão




Gente, essa receita nasceu depois de um dia em que ficamos no trabalho falando o dia todo de almondegas. Oi chefinha. Nunca havia feito, e resolvi que ela tinha que ser recheada pra combinar com o macarrão e molho de tomate. Dei uma pesquisada na internet, vi uma receita aqui e outra ali e cheguei a isso que vocês vêem na foto. Uma coisa indescritível de boa. FAÇAM! Sério, dá trabalho, mas vale muito a pena.

INGREDIENTES:

700g de carne moída (pode ser alcatra, contra-filé ou outra carne macia)
2  fatias de pão picadinho, usei pão francês mesmo sem casca, mas pode ser pão de forma
200ml de leite para molhar o pão
1 cebola cebola bem picadinha
1 ovo
50g de parmesão ralado (aprmesão de verdade né, não de pacotinho gente!)
1 colher de mostarda de Dijon (acho que fica muito bem com mostarda amarela simples ou até a escura)
Pimenta calabresa a gosto do público, aqui gostamos de pimenta!
1/2 xícara de salsa fresca bem picadinha
Sal e pimenta do reino a gosto.

Mussarela
Queijo catupiry ou requeijão culinario, aqueles de sachê sabe? Não pode ser requeijão comum pra não vazar tudo.

100g de farinha de trigo
200g de farinha de rosca ou panko (um tipo japonês de farinha)
2 ovos

Lembrem que a mostarda é bem salgada, então tem que provar sem medo de ser feliz a carne crua mesmo, finge que é hackapeter e vê se tá bom de sal ok?

PREPARO:

Junte a carne, a cebola, o ovo, a mostarda, a pimenta calabresa, a salsa, o sal e a pimenta do reino. Misture bem, com a mão mesmo.
Molhe o pão no leite e depois aperte bem com a mão para tirar o líquido. Vai colocando o pão espremido junto da carne e misture também. O pão tem que ser bem picadinho pra não aparecer na carne, o bom é pão dormido.

Essa almondega é grande, então com a colher pegue uma porção mais ou menos do tamanho de uma maçã e faça uma bola na mão, a maioria das receitas fala pra abrir no filme plastico, como se fosse um hamburger, eu comecei assim e depois achei que me ajeitava mais abrindo na tábua e modelando na mão. Assim, abra a carne em formato de um disco, como um hamburger, aí recheie com um cubo de queijo e uma colheradinha (café) de requeijão. Gente, não sei como explicar isso, mas coloque na palma da mão a carne em formato de disco, os queijos no meio e molde como um quibe, fechando bem pra não vazar na hora de assar/fritar. O pulo do gato acho que é bem esse, vedar bem pra não vazar, as minhas só uma que vazou. Enfim, feche bem, enrole em filme plástico e leve à geladeira por 30 ou 40 min.

Coloque cada ingrediente em uma travessa separada, os ovos batidos ta? Então passe as almôndegas uma por uma no trigo, depois nos ovos e depois na farinha de rosca.

Uma por uma você frita em frigideira com óleo quente, mas não muito óleo, é bem rápido, só o suficiente pra dourar e criar a casquinha do empanado. Depois de todos fritos leve em assadeira no forno bem aquecido em 180°C por uns 15 min. É aí que não pode vazar!!

Enquanto estava na geladeira descansando a carne eu fiz um bom molho de tomate, com tomates de verdade, sem pele e semente e sem extrato/massa/polpa de tomate. Aquele molho que fica reduzindo bastante tempo, e fica bem 'pedaçudo'. Gostamos assim aqui em casa.

Cozinhe um bom macarrão e monte o prato com a almôndega sobre a massa e o molho sobre tudo, polvilhado com um bom parmesão ralado na hora. As minahs ficaram bem grandes e uma por pessoa é a porção certa.

Todas as outras que sobraram, congelei ainda cruas e no papel filme e fiz novamente outro dia.

Gente fica uma coisa linda, você corta e o queijo escorre assim... sabe?

FAÇAM!!

Um comentário: