Rá! Sim, eu fiz meu próprio ravióli e já posso riscar esse item da minha lista de coisas à fazer na vida.
Foi um tanto trabalhoso mas foi menos do que eu imaginei, e apesar de não ser fã absoluta de ricota, a combinação ficou foi muito boa viu?
Segue a receita pra que vocês também se inspirem!
Ingredientes:
Massa:
200gr de semolina de grano duro
330gr de farinha de trigo
4 ovos
1 colher de chá de sal
1/2 xícara de água morna
Recheio:
1 maço de espinafre
250gr de ricota ou frescal
2 colh de azeite de oliva extra virgem
2 colheres de salsinha picada
sal e pimenta a gosto
Molho Branco:
2 colh de manteiga
2 colh de farinha de trigo
250ml de leite
200ml de caldo de frango ou legumes (uso o mesmo caldo de preparo de risotos)
100ml de vinho branco seco
200gr de queijo parmesão fresco em pedaços
sal e pimenta a gosto
Molho Verde:
1/4 de xícara de salsinha
1/4 de xícara de manjericão
1 colher de nozes trituradas
3 colheres de azeite de oliva extra virgem
1 pitada de sal
Modo de Preparo:
Comecei preparando o recheio:
Para o recheio, esfarele em uma tijela o queijo (usei o processador). Lave o espinafre e separe só as folhas, guarde os talos para um caldo ou sopa. Em uma panela grande, branqueie o espinafre, acrescente as folhas em água fervente, deixe por 1 min e em seguida escorra e coloque em água gelada. Serve para que continuem com o verde lindo. Esprema bem o espinafre até sair toda a água e junte ao queijo, bata mais um pouco e adicione os demais ingredientes. Reserve.
Em seguida fiz rapidinho o molho verde, que nada mais é que um pesto:
Misture todos os ingredientes em um pilão, macerando tudo. Na falta de um pilão improvise com um socador de caipirinha ou aumente a quantidade, faça no mixer e guarde o molho em geladeira pra um dia daqueles sem tempo ou sem inspiração.
Vamos então para o preparo da massa, que é o mais trabalhoso:
Um uma mesa, despeje a farinha e a semolina num único monte, bata os ovos na batedeira até dobrarem de volume. Faça um buraco no centro da farinha e despeje os ovos. Vá misturando tudo com a ponta dos dedos e devagarinho vá adicionando a água até dar ponto. Aqui foi cerca de 1/2 xícara. Sove a massa até ficar bem lisa, enrole em filme plástico e deixe descansar por 15 minutos. Esse tempo de espera é importante para que a massa não fique tão elástica.
Enquanto isso, monte seu cilindro na mesa, sim precisa de um cilindro para alcançar essa espessura de massa, só o rolo não daria conta.
Meu cilindro é daqueles manuais e grandão, não dei conta de segurar a massa de um lado, de outro e ainda rodar a manivela, logo, essa fase precisa de ajuda (marido).
Corte a massa em 4 partes iguais e vá abrindo no cilindro de vagar, diminuindo a espessura a cada vez. Quanto mais fina a massa, mais lindo ficará seus raviólis. Nós achamos que a nossa estava super fina, mas ao cozinhar percebemos que poderia ter diminuído ainda mais a espessura. A massa é ótima, não gruda e nem se despedaça, mas tem que ficar mais fina que uma massa de pastel, quase como uma folha de papel. caso o dia esteja extremamente seco, vá umedecendo a massa com um pano de prato úmido. Ao chegar na espessura desejada, acomoda a massa na mesa, recheie os raviólis no formato desejado, sobreponha outra folha de massa para cobrir e corte seus raviólis. Usamos um cortador próprio pra isso.
Esse processo é o mais demorado, pois é preciso abrir uma folha, rechear, fechar e assim vai até acabar toda sua massa.
Aviso: A massa rende bastante e no nosso caso, não abrimos toda e ainda assim deu pra 3 refeições para duas pessoas.
Enquanto abre toda a massa conserve os raviólis prontos, com um pano de prato cobrindo-os para que não resseque.
Cozinhe-os em panela grande, com água fervente e salgada. Como fazemos com o gnochi, porém a minha massa levou bem mais tempo para ficar cozida, e não vale aquela regra de quando subir ta pronto, já que eles subiam já quando os colocava na panela. O cozimento levou uns 8 min.
Enquanto cozinha os raviólis faça o molho branco que é bem rápido:
Derreta a manteiga, adicione a farinha mexendo sem parar, aos poucos vá adicionando o leite, sempre mexendo pra não empelotar. Quando perceber que a farinha está bem diluída, vá acrescentando o caldo aos poucos. Junte o queijo parmesão, o vinho e os temperos e mexa até que o queijo derreta.
Sirva imediatamente, cobrindo o fundo do prato com o molho branco, coloque os raviólis por cima e finalize com o molho verde (pesto) em pequenas gotas. No nosso caso, já estávamos exaustos e a apresentação não ficou muito digna, queríamos era logo experimentar!
Obs.: o ravióli em si, sem molho não fica lá muito saboroso, por conta do recheio meio neutro pro meu gosto, mas quando você junta o molho branco, e o pesto, todo o trabalho vale a pena e você só quer ir ali chorar de felicidade no cantinho.
O que sobrou do prato, foi devidamente aquecido no almoço do dia seguinte no forno, meio gratinado, e como é possível eu não sei, mas ficou ainda melhor! <3
A terceira leva, ficou na geladeira sem ser cozido por 1 dia e fizemos com molho de tomate. Também bem recomendado. Colocamos no forno com queijo para gratinar e foi muito bem recebido.
Numa próxima ocasião testaremos um recheio mais consistente, talvez um presunto de parma ou uma carne...
Nenhum comentário:
Postar um comentário