segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Risotto de Bacon e Ervilhas

Acabou de me acontecer uma coisa muito engraçada. Sexta feira a noite, dia de faxina lá em casa. Depois do intensivo de Maria, estávamos mortos com farofa e sem a menor disposição pra sair de casa, nem pra ir comer. Banho tomado e pijama vestido, fui inventar uma coisa pra comer, abri a geladeira e catei o que tinha disponível. Bacon e ervilhas daquelas congeladas. Podia virar um macarrão, mas virou um risotto meio que improvisado, meio que de última hora e meio que delicioso que não sobrou um grãozinho de arroz.
Eu nem fotografei, pois foi uma coisa meio assim 'é o que tem pra hoje', 'é o que tem na geladeira'.
Eis que hoje de manha (segunda-feira) no blog da Pimenta no Reino , eu vi que ela postou, também na sexta-feira um risotto irmão gêmeo do meu! E de uma receita da musa/master/blaster/rainha/poderosa/gênia Nigella!

A foto é do Pimenta, mas vou colocar o meu passo a passo ok? A Pimenta fez com calabresa, eu usei bacon e Nigella diz que pode ser pancetta.


Ingredientes para 2 pessoas:

1 xícara de arroz arbóreo.
1/2 cebola picada em cubos
2 colh. de sopa de manteiga para refogar
100gr de bacon defumado cortado em cubos (meio que chutei a quantidade, peguei um pedaço que tinha no freezer)
1/2 cálice de vinho branco seco
cerca de 1 litro de caldo de legumes
50 gr de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa (generosa) de manteiga para finalizar
Salsinha e pimenta do reino à gosto
Sal

Preparo:

Refogue o bacon em cubos ate que fique crocante e deixe reservado sobre uma folha de papel toalha para absorver a gordura. Prepare então o caldo de legumes, eu tinha congelado do último risotto, um preparado de legumes (cenoura, brócolis, cebola e umas ervinhas), mas você pode pôr a ferver rapidinho os legumes que você tiver em casa, ou pode ainda colocar a ferver com um cubo de caldo de carne, de legumes, de frango. Fica a seu critério, mas tem que estar fervendo durante todo o tempo. Ferveu, baixe o fogo e comece o risotto em uma panela larga, eu gosto de fazer em uma frigideira grande. Refogue a cebola na manteiga até que fique transparente, acrescente o arroz, mexa por uns 3 minutos e acrescente  vinho. Enquanto evapora, sirva uma taça e aproveite o momento. Ligue uma música.
Sempre mexendo e sem abandonar a panela, vá colocando concha a concha o caldo de legumes. Coloque uma concha, e vá mexendo até evaporar, mais uma concha, um gole de vinho. Importante é o caldo estar sempre em ponto de fervura. Faça isso com calma, paciência e amor até que o arroz esteja al dente. Eu gosto do risotto cremoso, daquele que esparrama no prato, então acrescento a manteiga e o queijo quando ainda tem uma certa quantidade de caldo. Misture a ervilha ainda congelada, mexa por uns 2 min, coloque o queijo, a manteiga, mexa bem, desligue o fogo, prove e acerte o sal e pimenta se necessário. Coloque também o cheiro verde e o bacon e Bon Appétit.









quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Pão Australiano do Outback + Manteiga Cremosa


Gente, morri nessa receita (que copiei inteirinha do Gordelicias). O caso é que não posso fazer esse pão la em casa com marido diabético. Tem chocolate, melado e açúcar mascavo, ou seja, impossível substituir por qualquer coisa diet. Fuénnn!!
Mas a receita ta aí pra quem quiser me trazer um pedaço experimentar! Vou fazer a manteiga pelo menos!! :P

PÃO AUSTRALIANO + MANTEIGA CREMOSA




INGREDIENTES PARA O PÃO:

1 xícara de chá de água morna
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de farinha integral
1 xícara de chá de farinha de centeio
1 colher de sopa de chocolate em pó (não é achocolatado)
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/4 de xícara de melado de cana
1 colher de sal
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 sachê (10gr) de fermento biológico seco
Fubá à gosto para polvilhar o pão

INGREDIENTES PARA A MANTEIGA:

200gr de manteiga
1/4 de xícara de água gelada

Modo de Preparo Pão:

Em uma bowl bem grande, misture todos os ingredientes da receita, com exceção do fubá. Misture o 'grosso' com uma espátula, e prepare-se para colocar a mão na massa, literalmente. Vamos misturar tudo com as mãos. 
Em uma superfície lisa e limpa (importante frisar), polvilhe um pouco de farinha de trigo, nós vamos sovar a massa. Faça movimentos "para frente e para trás", envolvendo a massa depois de aberta. Se sentir a massa um pouco pegajosa, polvilhe mais farinha de trigo.
Depois de alguns minutos sovando a massa, vamos deixa-la descansar por 1h, para o fermento fazer efeito. Coloque a massa em uma bowl limpa, cubra com um pano úmido e reserve.
Após 1h vamos moldar nossos pães. Fica a seu critério o tamanho e formato de seus pães.
Unte a forma e polvilhe com fubá. Coloque os pães na forma deixando um bom espaço entre eles e reserve. Deixe descansar por mais 1h. Eles vão crescer mais.
Após 1h, seus pães estarão no tamanho exato para serem assados. Polvilhe a superfície com fubá e asse por 30min em forno médio. 180°C pré-aquecido


Quando sua casa estiver cheirosa, graças a combinação melado de cana + chocolate, vamos ao preparo da manteiga. Porque eu sei que você vai comer esse pão ainda quente. E com a manteiga aerada fica ainda mais delicioso.

Modo de Preparo Manteiga: 

Sempre achei que a manteiga do Outback fosse uma mistura de manteiga com creme de leite, pra dar aquela amolecida. E qual foi a minha surpresa ao descobrir que nada mais é do que manteiga batida com... água. (!)

Nós vamos bater a manteiga amolecida em temperatura ambiente (não no microondas), com a água. O truque é o seguinte: despeje a água aos poucos que a batedeira faz o serviço. A manteiga vai, aos poucos, ficar mais e mais clarinha até ficar esbranquiçada e extremamente cremosa. Talvez não precise usar toda a água, vá batendo até chegar a consistência desejada conforme o seu gosto.


Bom é isso. Como a própria autora das fotos disse, essa é uma receita pra anotar no caderninho e ser feliz. Separe os ingredientes para o final de semana, chame uns amigos (eu) e é correr pro abraço.




segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Risoto de Camarão com Vinho Tinto


Domingo à noite, chuva e aquela vontade de uma comidinha gostosa.
Tirei do freezer um pacote de camarão que meus pais haviam trazido pra mim e disse, vou fazer um risoto rapidinho. Fui separando as coisas e lembrei que não tinha vinho branco. Pensei, vamos experimentar então risoto com vinho tinto.

Ingredientes:

400gr de camarão limpo.
1 xícara de arroz carnaroli
1/2 tablete de manteiga
1 cebola picada finamente
2 dentes de alho picado
500 ml de caldo de legumes (pode ser feito com alguns legumes ou pode ser caldo em cubos)
150 ml de vinho tinto seco
150gr de parmesão ralado na hora (não pode ser de pacotinho hein?)

Preparo: 

Comece colocando o caldo no fogo, como o meu foi improvisado na última hora, peguei um pacote de legumes para yakissoba cenoura, brócolis, couve flor, e couve chinesa) que tinha na geladeira, coloquei com água na panela para ferver, temperei com sal, pimenta e tempero verde e esse foi meu caldo de legumes, que é a base para o risoto. Mantenha a panela do caldo, sempre fervendo em fogo baixo durante todo o preparo. Em outra panela vá fritando o alho na manteiga e acrescente os camarões para dourar rapidamente.



 Eu temperei o camarão ainda cru com sal e pimenta moída. Lembrando que o camarão não gosta muito de fogo, refogue rapidamente e reserve. Na mesma panela acrescente a cebola e frite por cerca de 5 min, acrescente o arroz, sem lavar e refogue por mais uns 5 min sempre mexendo. Adicione o vinho e deixe evaporar.
Risoto é um prato de puro amor e paciência, pegue sua taça de vinho e vá acrescentando devagar uma concha do caldo de legumes por vez. Sempre mexendo. Sem parar. 

Quando o caldo secar, adicione mais uma concha, aprecie seu vinho e sinta o aroma. Continue assim até que o arroz esteja al dente. Misture os camarões e coloque a última concha de caldo de legumes. Sem parar de mexer coloque o parmesão ralado até que ele derreta e incorpore ao arroz, acerte o sal e a pimenta, finalize com 1 colher de manteiga e sirva imediatamente.

**Algumas considerações: *Bobeei no final do cozimento e ele não ficou tão cremoso como eu queria, deveria ter acrescentado o queijo quando tinha ainda um pouco mais de caldo, pois o certo é que ao servir ele se esparrame pelo prato e não fique tão consistente como o meu ficou.
*Apesar do gosto estar excelente, achei a aparência não tão convidativa, ficou mais pra marrom do que para o rosado/roxo que eu estava esperando.
*É possível fazer a mesma receita com o vinho branco seco e se fosse o caso, eu acrescentaria no final raspas de limão siciliano, que combinariam bem e dariam um frescor ao camarão, com vinho tinto não quis arriscar.
*Essa receita serve bem duas pessoas, como não tinha nenhum acompanhamento, ontem não sobrou nadinha!


quinta-feira, 25 de julho de 2013

Bolo de Queijo sem Farinha



Nesses dias de vida saudável, será que tem espaço pra bolo? TEEEEEEEM! Esse bolo caiu no gosto de todo mundo que provou, porque ele simplesmente é uma delicia em forma de lanchinho do bem.
Muito leve e fofo, aerado e bem equilibrado entre o doce e salgado, com um toque de limão que faz toda a diferença. 

INGREDIENTES:

8 Claras;
4 gemas;
250gr de cream cheese;
1 colh. de sopa de maizena;
1 colh. de chá de fermento;
Raspas de 2 limões;
2 colh. de sopa de açúcar (vá provando para que fque ao seu gosto, dá pra fazer com açúcar diet)

PREPARO:

Misture as gemas, o cream cheese, a maizena, o fermento, açúcar e as raspas de limão. Bata as claras em neve e adicione à massa mexendo delicadamente.
Asse em uma forma pequena forrada com papel manteiga e untada com óleo, a 180°C por 30 min.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Lasanha Cups

A foto é da minha insiração que achei no Pinterest. Mas no último final de semana, tendo colocado aparelho nos dentes, eu e o Fe queríamos uma comida 'molinha' que não doesse pra comer. Cansados de sopa, resolvi fazer uma lasanha ao molho sugo. Montei a linda e sobrou um pouco de tudo. Lembrei dessa foto e saquei minhas forminhas de muffins. Ficou uma beleza!!
Não no fim estava com tanta fome que acabei esquecendo de bater foto pra pôr aqui!
Mas a receita é ótima pra festas, ou pra fazer e congelar.

Fiz assim:

INGREDIENTES:

5 tomates italianos maduros e sem pele.
1 cebola grande picadinha
Manteiga
1 Pacote de massa para lasanha
queijo mussarella
presunto
Leite
Creme de leite
Parmesão ralado (não o de pacotinho por favor)
Noz Moscada
Maizena

PREPARO:

Faço molho mais ou menos de 'olho'. Refoguei a cebola na manteiga enquanto pelava os tomates. Piquei eles sem muito critério e fui acrescentando à panela com a cebola. Deixei em fogo baixo pra ir lentamente dissolvendo o tomate e apurando o molho. Gostamos de molho de tomate bem incorpado e substancioso lá em casa, com pedaços de tomate e bem grosso. Enfim fica conforme seu gosto, fazer o molho de tomate que já está acostumada. Temperei com sal e pimenta e no final joguei salsinha e cebolinha verdes.
Pra fazer o molho branco, novamente refoguei cebola picada bem miúdinha, com alho na manteiga. Misturei umas 3 colheres de maizena no leite e depois de mexer bem acrescentei na panela com a cebola. Mexendo sempre até engrossar, ralei ainda um bom pedaço de parmesão e coloquei 1 caixa de creme de leite. Ralei noz moscada e ajustei o sal no final.

Montei minha lasanha conforme o marido gosta. E quando sobrou de tudo um pouco montei as minis:
1 colher no fundo de molho vermelho, a folha de massa cortei em 6 partes e coloquei a primeira sobre o molho de tomate. Mais molho de tomate, mussarella, massa outra vez, molho branco, presunto e mais mussarella. Termina assim com uma camada só de cada pq a forma é muito pequena. Usei formas de silicone e formas de alumínio. Não untei e nenhuma delas grudou, da pra desenformar facilmente, e fica tãooo gosto aquelas mini lasanhazinhas!!





quarta-feira, 17 de julho de 2013

Fettuccine de Salmão

Ingredientes:

300gr de Fettuccine de boa qualidade
200gr de filé de salmão sem pele.
100gr de tomates secos picados grosseiramente
100gr de azeitonas pretas fatiadas sem caroço
salsinha picada
100 ml de vinho branco seco
3 dentes de alho
Sal e pimenta do reino
Azeite de oliva

Preparo:

Ferva a água para o macarrão com bastante sal. Corte o salmão em cubos de 3cm e tempere com sal e pimenta. Aqueça bem uma frigideira grande e antiaderente e frite o salmão por cerca de 3 min. Acrescente o alho picado em lâminas e mexa enquanto doura o alho. Adicione os tomates picados, as azeitonas, dê uma leve refogada e acrescente o vinho. Tampe a panela e deixe cozinhar por 5 min.
Escorra o macarrão, misture delicadamente na mesma panela com o salmão, salpique a salsinha, um fio de azeite e finalize com pimenta do reino.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Torta Maria Luisa

Essa torta eu experimentei em uma festa de família, e ela foi feita por minha prima Maria Luisa, que tem 12 anos!! Ao colocar a receita no blog então achei que valia a homenagem de pôr o nome dela na torta!


INGREDIENTES:

Sucrilhos (eu usei kellogg's de chocolate em uma receita e kellogg's sem açúcar na outra, pois fiz uma diet)
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
1 bandeja de morango
2 colheres de chá de pó para cappuccino
2 colheres de manteiga
2 colheres de cacau em pó
3 colheres ou quanto baste de ovomaltine
1/2 lata de creme de leite fresco
1/2 xícara de leite integral bem gelado
1 clara em neve
2 colheres de açúcar

PREPARO:

Eu servi um porções individuais, mas você também pode montar a torta em um prato grande. Comece distribuindo os sucrilhos para formar uma base em cada copinho ou forma. Leve ao fogo a manteiga, o leite condensado o cacau e o ovomaltine, para fazer o brigadeiro. A quantidade de cacau e ovomaltine vai do gosto de cada um, se prefere mais doce aumenta o ovomaltine, eu achei que o meu ficou na medida, sem ficar muito forte na doçura. Acrescente também o pó para preparo de cappuccino. Vá mexendo sempre até começar a desgrudar da panela, eu desliguei logo pois queria um creme de brigadeiro mais molinho. Retire do fogo, crescente o creme de leite, mexa bem e reserve. Enquanto o brigadeiro esfria, lave, limpe e pique os morangos, deixando escorrer em uma peneira para estarem bem sequinhos.
Distribua então o creme de brigadeiro sobre os sucrilhos, dando umas batidinhas no fundo para sair o ar e escorrer bem sobre os sucrilhos. cubra com os morangos picadinhos. Bata a clara em neve e reserve. Bata na batedeira em velocidade máxima o creme de leite fresco até que fique firme, vá acrescentando o leite bem gelado devagar e também o açúcar. Essa parte do leite é dispensável, eu usei pois não sou muito fã daquele forte gosto de nata que o creme de leite batido tem. No final misture delicadamente as claras e cubra os morangos com esse creme. 
Use folhas de hortelã para decorar ou raspas de chocolate.
Cubra com filme plástico e leve a geladeira pois no mínimo umas 4h.

*Fica uma sobremesa ideal pra quem não curte coisas muito doces. O creme de brigadeiro tem um toque inesperado do cappuccino, e o morango mais azedinho contrasta bem. Fica muito bom tanto com os sucrilhos de chocolate quanto com os sucrilhos tradicionais.

** Para a versão diet, usei o suscrilhos sem açúcar, leite condensado diet e o adoçante culinário para o creme final.





quarta-feira, 10 de julho de 2013

Espaguetti com Camarão, Pimentão e Tomates Confit

Achei essa receita hoje no Moldando Afeto e tive já que colocar na lista de PARA TESTAR. To meio proibida de comer macarrão, para meu sofrimento, mas ela parece imperdível e quero testar assim que possível. Quem puder faz aí e já me conta!

INGREDIENTES:

1 Pimentão Vermelho grande
1 Pimentão Amarelo grande
3 Pimentas Dedo de Moça frescas (colocar mais ou menos, ou não colocar fica a seu gosto)
6 dentes de de Alho
Azeite de Oliva
400gr de tomates cereja
500gr de camarão limpo
500gr de um bom talharim, tagliatelli ou espaguetti
Sal

PREPARO:

Regue uma assadeira com azeite, corte o topo dos pimentões, retire as sementes e corte em tiras grossas. Coloque na assadeira. Corte o topo das pimentas, corte no sentido do comprimento e retire as sementes, leve assim mesmo, cortadas na metade para a assadeira. Acrescente também os dentes de alho inteiros, sem casca. Regue tudo com uma boa quantidade de azeite, cerca de 100ml, até que fique bem envolto no azeite.
Leve ao forno, em temperatura baixa por cerca de 50 minutos para que asse lentamente. Caso o alho comece a escurecer antes do tempo final de cozimento, retire-os e reserve.
Os pimentões devem estar macios no final.
Retire do forno, corte os pedaços de pimentão em tiras menores, a pimenta em pedacinhos e o alho esmague.
Tempere os camarões com sal. Transfira o azeite da assadeira para uma panela, aqueça e acrescente os camarões. Lembrando que camarão cozinha rapidinho, dê uma leve fritada. Retire todos e reserve. Corte os tomates cereja ao meio e acrescente na panela deixando cozinhar por cerca de 10min, até que amoleçam. Junte ali os pimentões e pimentas picados, a pastinha de alho e mexa bem. Tempere com sal.
Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções do pacote. Quanto a massa estiver pronta, junte os camarões ao molho para aquecer e misture ao macarrão.

Ai que água na boca! 
Rendimento: 4 a 5 porções.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Sanduíche iche iche

A foto é do Blog Pimenta do Reino, pois eu estava tão mas tão cansada no dia que fiz o meu, que não queria nem fotografar.

Eu me baseei na receita dela mas fiz alterações. Ficou assim:

INGREDIENTES:

1kg de acém cortado em 3 pedaços e devidamente limpo.
2 colheres de alho picadinho
1 xícara de cebola picadinha
2 folhas de louro
1 cubo de caldo de carne
3 pimentas dedo de moça cortadas e sem as sementes
1 xícara de vinho tinto seco
1 colher de molho inglês
1/2 xícara de azeitona preta picada
1/2 xícara de azeitona verde picada
1/2 xícara de alcaparras
1 xícara de cebola fatiada
1 xícara de pimentão verde fatiado
1 xícara de pimentão vermelho fatiado.

PREPARO:

Em panela de pressão, refogue bem o alho e a cebola, adicione a carne e deixe dourar. Acrescente a pimenta, o louro e o molho inglês, refogue por mais uns 5 min e junte as azeitonas, alcaparras o caldo de carne e o vinho, aguarde o vinho reduzir o álcool e adicione água fervente até que cubra a carne. Tampe a panela e cozinhe por cerca de 40 min na pressão. Retire a pressão e abra a panela, o ponto da carne deve ser molinho desfiando no garfo, caso não esteja assim volte para a pressão. Quando estiver então no ponto, acrescente as tiras de pimentão e vá mexendo com colher de pau até desfiar totalmente a carne. Prove o sal e pimenta e se se precisar ajuste. Nesse ponto deve estar quase sem nada de molho, só pra carne ficar um pouco úmida mesmo. No final acrescente as cebolas e mexa por mais 3 min. Pode salpicar cebolinha verde e salsinha.
Servimos lá em casa com pão francês conforme o da foto, com rúcula e alface.

Faz aí e me conta, fica demais! Na foto a carne era pernil, que também deve ficar ótimo!
Minha dica é acompanhar com mostarda escura hemmer!  ;-)

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Rosquinha do Coalhada

1 kg de coalhada ou queijinho. É sem nata, mas tem que ser um pouco molhadinho.
2 ovos
2 colh. de banha
1 colh. de sal
Polvilho azedo até dar ponto que desgrude da mão. Fica uma massa bem dura.

Guarde em uma recipiente bem fechado em geladeira por até 15 dias e retire às colheradas assando na sanduicheira elétrica ou no forno.
Caso asse na sanduicheira, não abra a tampa até que ela crescer.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Molho de Cerveja

Sim, cerveja. No molhinho para aperitivos. Acompanhado por torradas ou palitinhos ou pretzels do tipo stinksy. Ótima pedida para aquele dia de reunião de amigos, para assistir um jogo na TV, um filme ou qualquer reunião onde o objetivo sejam comidinhas que dispensam pratos.

*Receita do Beauty and Bed Lam

INGREDIENTES:

2 pacotes de cream cheese em temperatura ambiente
1 caixa de creme de leite
1/3 de xícara de molho pronto tipo ranch (aqueles molhos para salada da Helmanns tem)
1/2 ou 3/4 de lata de cerveja tipo budweiser
1 xícara de parmesão ralado
1 xícara de mussarella ralado
1 limão
pedaços de bacon em cubos fritos
cebolinha verde para decorar.

PREPARO:

Misture o creme de leite com algumas gotas de limão, até obter o azedinho de sour cream. Misture com o cream cheese e o molho ranch com o creme de leite e vá adicionando aos poucos a cerveja até que obtenha a consistência cremosa desejada. Em seguida adicione 3/4 do queijo ralado e reserve o restante para polvilhar no final. Cubra a tigela com filme plástico e leve a geladeira para marinar por pelo menos 3 horas para amadurecer os sabores.
Antes de servir polvilhe o restante do queijo ralado, o bacon frito e bem sequinho e a cebolinha picada.

Sirva com pretzel ou biscoitos salgadinhos.


quinta-feira, 30 de maio de 2013

Empadão de Camarão



Receita da Mammys e desde sempre, empadinha ou empadão, a receita de casa é essa. A massa fica podrinha sem ser seca demais.

INGREDIENTES:

3 gemas
4 colheres de margarina para culinária
4 colheres de banha
14 colheres de trigo (se necessário coloque mais até que dê ponto em desgrudar da mão e abrir a massa no rolo.
sal

PREPARO:

Misture bem todos os ingredientes sovando bem para que a gordura da margarina e da banha incorpore ao trigo. Você pode fazer no processador que bate rapidinho, cerca de 2 min, na mão demora mais.
O ponto é uma questão de sentir o ponto certo e ao seu gosto, mas a massa deve ficar com a consistência leve e um pouco aerada, não muito pesada. Se tiver dúvidas pegue um pedaço e tente esticar na palma da mão, ela deve abrir facilmente sem grudar.
Faça uma bolinha e cubra com filme plástico, leve à geladeira por 15 min para descansar.
Enquanto isso ligue o forno para aquecer e limpe a bagunça da mesa para abrir a massa.
Você pode abrir com o rolo colocando toda a massa de uma vez na forma ou ir montando o fundo e os lados da forma pedaço por pedaço e abrindo com os dedos mesmo. Quando todo o fundo e lado da forma estiverem devidamente cobertos, coloque o recheio de sua preferência (eu usei camarão com cogumelos frescos e catupiry, mas pode ser carne, palmito, frango... fica a gosto do freguês).
Para a tampa, a melhor maneira, é abrir levemente a massa sobre um plastico, cubra com outro plastico e só então comece a abrir com o rolo. Atenção ao fato de que para isso, o seu plastico deve ter a largura maior do que a circunferência de sua fôrma. Eu sempre uso sacos plásticos para freezer, aqueles de rolinhos, abro o saco de um lado e no fundo, ficando com uma folha de plástico grande o suficiente.
Depois de aberta a massa, você retira um plástico e com a ajuda do que ficou, você consegue mover e colocar a tampa sobre a forma sem que ela quebre no processo. Depois de acomodar a tampa, retire as rebarbas e só então retire o plástico que cobre. Para finalizar pincele gema com um fio de azeite sobre toda a tampa e leve ao forno já aquecido em 250°C por cerca de 30 min.



sexta-feira, 24 de maio de 2013

DIP de Alcachofras e Espinafres

Ando em busca de receitinhas mais saudáveis, cheguei então nesse DIP, que nada mais é do que aquilo que chamamos de patê, para servir com biscoitos integrais, torradas, pão italiano e etc.
Eu adoro essas pastinhas. E essa tem uma proposta diferente pois é quente. Ainda não fiz, mas logo experimento e volto aqui pra contar.


INGREDIENTES:

1/2 pacote de espinafre congelado, descongelado e escorrido. (creio que 2 xícaras de espinafre fresco)
1/3 de xícara de coração de alcachofra escorrido e picado (nesse caso em conserva)
120gr de cream cheese
1/2 xícara de creme de leite
1/4 de xícara de maionese
1 dente de alho ralado
1/2 colher de molho de pimenta (opcional)
1/4 de xícara de parmesão ralado
1/4 de xícara de mussarella ralado

PREPARO:

Misture tudo em um refratário . Asse em forno pré-aquecido a 200°C  até começar a borbulhar, derreter o queijo e dourar como na foto, cerca de 20 a 30min

Yummy!

*Receita garimpada do livro Game Day Party Food

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Pãozinho de Coco

Minha mãe é fera nos pães. Já to com as fotos aqui dos pães que ela fez no fim de semana e hoje ele acaba me mandar esse outro que é sucesso garantido.


INGREDIENTES:

1 Tablete de fermento biológico
6 colh. de açúcar
1/2 xícara de leite morno
1 ovo
5 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 lata de creme de leite
100 gr de margarina derretida

Recheio:
2 pacotes de coco ralado (300 gr)
1 lata de leite condensado
6 colheres de manteiga derretida

Cobertura:
1 vidro de leite de coco
4 colheres de açúcar

PREPARO:

Massa: 
Em uma tigela, dissolva o fermento no açúcar, junte o leite, o ovo, a farinha, o creme de leite e a margarina. Trabalhe a massa e deixe descansar até dobrar de volume. Para ajudar pode vedar a vasilha com filme plástico que cresce mais rapidinho.




Recheio:
Misture o leite condensado e o coco. Abra a massa, pincele margarina derretida e espalhe a mistura de leite condensado e coco. Enrole como um rocambole e corte fatias de uns 5cm. Coloque na assadeira já untada e deixe descansar por uns 30min. Asse em forne pré aquecido a 200°C por 30min.




Cobertura: 
Misture o leite de coco e o açúcar e distribua pelos pães ainda quentes.



Não é bom deixar os pãezinhos esfriarem na forma, ficam amolecidos, retire ainda morno e coloque sobre uma grade para esfriar.

sábado, 11 de maio de 2013

Pãozinho de Polvilho


INGREDIENTES:

500gr  de polvilho azedo
1 ovo
3 colh. de açúcar
1 pitada de sal
1/2 xícara de leite fervendo
1/2 xícara de água fervendo

PREPARO:

Em um recipiente grande coloque 2 xícaras de polvilho e faça no meio uma covinha, e jogue ali o leite e a água fervendo para escaldar. Vá misturando devagarinho e acrescente o ovo, açúcar e o sal. Mexa bem e vá acrescentando polvilho devagarinho sempre sovando a massa. Passe a massa para uma superfície lisa e vá abrindo, amassando e acrescentando polvilho até que de ponto para enrolar.
Em forno já pré-aquecido em 350°C asse em formato de rosquinhas ou bolinhas até que comece a dourar. Assim que começar a dourar, baixe a temperatura para 200°C e asse por mais uns 5 min ou até que fique totalmente assada e bem amarelinha.

Caldo de Aipim

Receita de família, que é feita várias vezes lá em casa no inverno.

INGREDIENTES:

200gr de bacon magro picado (mais carne do que gordura)
100gr de lombinho defumado picado em cubos
350gr de calabresa picada
1kg de aipim
1 cubo de caldo de galinha
1 cebola picada
4 dentes de alho
2 colh. de colorau
cominho e pimenta a gosto
Salsa e cebolinha picadas
300gr de torresmo já frito

PREPARO:

Pique todos os defumados, em uma panela frite os defumados mexendo sempre. Em outra panela já coloque  o aipim para cozinhar em água sem sal.
Quando os defumados estiverem bem fritos, adicione o alho e a cebola frite bem e misture o caldo de galinha, cominho e pimenta.

O aipim já cozido, bata no liquidificador um pouco de cada vez, misturando a água do cozimento e retirando  a raiz no meio de cada pedaço.
A consistência após batido no liquidificador é como uma sopa, mais pra liquido do que para cremoso.
Conforme vai batendo o creme já vai adicionando à panela com os defumados que continua no fogo. Aqui em casa costumamos fazer no fogão à lenha.
Após todo o aipim batido misture bem e cozinhe até começar a ferver. Prove e acerte o sal se necessário, lembrando que os defumados já são bastante salgados.
Enquanto aguarda ferver, mexa de vez em quando pois gruda facilmente no fundo da panela. Frite rapidamente em óleo bem quente o torresmo para que fique à pururuca.
Sirva polvilhando salsinha e finalize com os pedacinhos de torresmo.
Bem gordinho e calórico, mas o sabor vale muito à pena.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Panquecas Americanas

A foto obviamente não é minha, mas já testei essa receita e fica ótima com banana na massa para o café da manhã. Eu gosto de comer com geléia por cima. O tradicional aí da foto é xarope de mapple com manteiga.

INGREDIENTES:

1/2 xíc. leite
2 colh. manteiga
2 colh. fermento em pó
1 ovo
1 xíc. de trigo
2 colh. açúcar
1/2 colh. (chá) sal
1 colh. óleo

PREPARO:

Misture os ingredientes secos, adicione o ovo, o leite e a manteiga derretida e misture bem até formar uma massa lisa. Essa massa é um pouco mais grossa do que aquela de panquecas salgadas e enroladinhas que estamos acostumados a fazer por aqui.
Unte uma frigideira antiaderente e pequena com um pouquinho de manteiga e adicione pequenas porções da massa em fogo baixo deixando dourar de um lado, quando soltar do fundo é hora de virar e dourar o outro lado.
Eu particularmente gosto de colocar rodelinhas de banana na massa já na frigideira. Da pra acompanhar de frutas como morango na hora de servir, polvilhar um açúcar por cima, calda da sua preferencia, nuttela, eu não abro mão de uma boa geléia de framboesa ou jabuticaba!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Espagueti de Camarão

Receitinha do tipo que conforta a alma e aquece o coração! Essa é amor eterno, amor verdadeiro.

INGREDIENTES:

300gr de camarão fresco
300gr de macarrão espaguetti
1 cebola picadinha
2 dentes de alho bem picados
Cascas do camarão para fazer o caldo
1 colh. de ketchup
1 colh de mostarda dijon
300gr de creme de leite
Salsinha picada
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colh. de mateiga
Azeite de oliva.


PREPARO:

Faça um caldo com as cascas e reserve. Tempere o camarão com sal, pimenta e um pouco de salsinha. Refogue a cebola e o alho com manteiga e um fim de azeite de oliva até ficar transparente. Acrescente o camarão e doure rapidamente lembrando que camarão é vapt-vupt senão fica borrachento. Adicione 1 concha do caldo reservado, baixe o fogo e deixe ferver por uns 2min.  Adicione o ketchup, mostarda e creme de leite e mexa bem, desligue o fogo. Misture o restante da salsinha e prove pra ver se precisa acertar sal e pimenta.
Sirva imediatamente misturando ao espaguetti e finalize com um fio de azeite de boa qualidade.

Acompanhe com um bom vinho e excelente cia por favor.


quarta-feira, 8 de maio de 2013

Palitinhos da Vovó

Palitinhos delícia. Salgadinhos para acompanhar uma cervejinha ou coca gelada. É receita de família, não da minha família, mas ótimos!!!!

INGREDIENTES:

200 gr de manteiga
1 colh. sopa de fermento em pó
2 pitadas de sal
500 gr de farinha de trigo
14 colh de leite ou até dar ponto na massa
1 clara para pincelar
1 gema

PREPARO:

Misture todos os ingredientes  e vá amassando até dar ponto de abrir a massa na mesa. Amasse bem até obter uma massa lisa e que não grude na mão. Se ficar muito seco coloque um pouco mais de leite.
Abra a massa com o rolo e pincele com a clara, por cima salpique sal grosso e gergelim. Pode também salpicar queijo ralado ou linhaça, orégano, faça ao seu gosto.
Corte a massa em palitos finos e leve para assar em forma untada e forno pre aquecido em 280°C até que fiquem dourados!

Obs. Fique de olho no forno pois pode queimar facilmente!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Tomates Confit

Ótima receita que serve pra preparar bruschettas, base para pizza, comer com um bom pão italiano ou sobre uma massa nos dias de pressa.

INGREDIENTES:

500 gr de tomatinhos cereja
1 xícara de azeite de boa qualidade
1 colh rasa de sal
2 dentes de alho descascados e fatiados
1 ramo de alecrim desidratado
1 ramo de tomilho desidratado
Manjericão
pimenta calabresa ou do reino conforme sua preferencia.

PREPARO:

Coloque os tomates inteiros no fundo de uma panela e cubra com o azeite. Adicione as ervas, o sal e ligue o fogo na chama mais baixa possível. Mexa de vez em quando e jamais deixe o azeite ferver. Tenha paciência pois leva cerca de 1 hora ou 1 hora e meia. O ponto ideal é quando a pele dos tomates estiver enrugadinha, mas os tomates devem ficar inteiros, por isso não fique mexendo toda hora.
Retire do fogo e sirva como quiser.
Torradas, pão fresco, macarrão...
Pode ser também armazenado na geladeira em potes esterilizados para os dias de correria, de preguiça ou de visitas inesperadas.

Acompanhe com um bom vinho e excelente cia!!

*receita do figos e fungui.

Bolo de Banana com Cobertura


Receita da minha chefinha que trouxe pro lanchinho no work! MUITO bom!!




INGREDIENTES:

2 xíc de trigo
1 1/2 xíc. de açúcar
1 colh de canela
1 colh de fermento em pó
1 colh de bicarbonato 4 bananas amassadas
2 ovos

1/2 xíc de óleo
1/3 de xíc de leite
1/2 colh de essencia de baunilha
açúcar e canela a gosto

COBERTURA:

2 bananas
suco de 1/2 limão
3 colh de açúcar

PREPARO:

Coloque numa tigela o trigo, açúcar, canela, fermento e o bicarbonato e reserve. Em outra tigela coloque as bananas amassadas, os ovos, óleo, leite e a baunilha. Misture bem e adicione a mistura de farinhas mexendo bem até formar uma massa lisa e homogênea.  Leve para assar em forma untada com manteiga em forma com furo no meio. Forno pré-aquecido em 180/C por cerca de 35 min. Desenforme frio e cubra com a cobertura.

COBERTURA:

Bata no liquidificador bata as bananas picadas com o limão e o açúcar.


sábado, 4 de maio de 2013

Torta de Maçã Crocante

Receitinha da mammys:

INGREDIENTES:

100gr de manteiga
2 xícaras de açúcar
2 ovos
2 colheres de canela
2 1/2 xícaras de trigo
2 colheres de fermento
3 maçãs em cubos

PREPARO:

Misture a manteiga, os ovos e o açúcar até formar um creme fofo. Adicione a canela, o trigo e o fermento. A massa vai ficar bem grossinha. Por último acrescente as maçãs. Cubra uma forma com papel manteiga e espelhe a massa. Leve ao forno médio por 40 min. ou até que a casquinha fique bem durinha.
É ótima pra servir quentinha com uma bola de sorvete essa torta.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Stick de Mussarela do Applebee's

Já vi essa receita em vários lugares. Tenho um pouco de dúvida se ele fica MESMO igual e sem vazar o queijo. Ainda não testei, mas segue a receita bem explicadinha pra quem quiser se aventurar. Essa é a receita do receita de minuto.


**UPDATE** Fiz ontem e ficaram espetaculares!! Fiz exatamente como está aqui e deu muito certo, sem vazar nenhum! Nem eu acreditei! Usei 1 pão francês amanhecido e meia baguete de pão italiano, batidas no liquidificador. O truque é empanar certinho pra não vazar.


*Você pode congelar os sticks e tirar quando precisar daquele petisco rápido.

INGREDIENTES:

Queijo mussarela no palito
Farinha de trigo
Farinha de pão (pão triturado)
Ovos
Sal
Pimenta do Reino
Manjericão ou orégano
Óleo para fritar

PREPARO:

Corte a Mussarela em palitos ou bastões e reserve. Tempere a farinha de pão com sal, pimenta e orégano ou manjericão. Bata rapidamente os ovos e reserve.
Com ajuda de um garfo vá empanando um a um na seguinte sequencia: ovo>farinha de trigo>ovo>farinha de pão>ovo>farinha de pão. Coloque em uma forma sem encostar um no outro e leve para o congelador por 30 min.
Aqueça óleo o suficiente para cobrir os sticks e quando estiver bem quente frite-os um a um. Use escumadeira ao invés de garfo para não furar. Atenção: Frita bem rapidinho!

Obs.: * Empane bem, se ficar um buraquinho sem empanar o queijo vai vazar.
*Não use as mãos para empanar, a casquinha é muito delicada e vai grudar tudo na sua mão.
*Tente não mexer muito, apenas o suficiente para empanar. A Dica é colocar a farinha em pote fechado e balançar na hora de empanar.
*Se não puder esperar 30min pra ele congelar, faça uma terceira camada de farinha de pão.
*Para mante-los aquecidos enquanto frita todos, mantenha-os no forno em temperatura baixa.
* Quando fritar fique atento, é só o tempo de dourar. Não fique mexendo enquanto frita.
*Não use farinha de rosca. O resultado não será o mesmo.

;-)

Quem fizer me conta!