segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Talharim com Brócolis Assado ao Alho e Óleo da Rita Lobo


Ingredientes:

Um maço de brócolis (a receita original usava o brócolis chinês, eu prefiro esse)
Parmesão fresco ralado
4 dentes de alho
2 folhas de louro
Salsinha (a receita original usava salvia)
2 colheres de vinagre
2 colheres de sal
1 limão
1/4 de xícara de azeite de oliva
Pimenta do reino moída na hora

Preparo:

Corte o brócolis em pequenos buquês, descarte a maior parte dos talos e folhas. Lave e coloque em uma travessa com água, o vinagre e o sal.
Pique o alho, não muito pequeno ora que não queime, espalhe em um refratário o alho picado as folhas de louro, a salsinha e a casca do limão, sem a parte branca. 
Escorra o brócolis e misture com os temperos no refratário, ligue o forno a 200°c. Regue com o azeite de oliva misturando tudo muito bem. Leve ao fogo a água para o macarrão já com sal. Eu usei espaguete mas a receita pedia talharim. Quando a água ferver, com bolhas grandes acrescente o macarrão. 
À gosto, acrescente pimenta moída na hora e sal. Rale o parmesão por cima do brócolis e leve ao forno.
Com o macarrão al dente, escorra a água, misture ao brócolis e bom apetite.
Sirva com lascas de parmesão e regue com azeite de oliva.


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Torta de Banana Upgrade

Quem me visita com frequência, já provou o meu famoso bolo de banana rapidex. É um bolinho simples, leve, que leva iogurte na massa e que geralmente fica pronto enquanto comemos o prato salgado e acaba servindo de sobremesa. Sempre o faço pela praticidade mesmo e por ser um bolo pequeno e que acaba antes de você enjoar dele. Aí chego em casa ontem com essa receita e as bananas olham pra mim, resolvo testar, e assim nasceu o que foi chamado de Upgrade do Bolo de Banana, creio que o antigo, fácil e leve não terá mais vez!



Ingredientes:

3 ovos
2 gemas
70gr de açúcar (como sempre usei diet)
170gr de manteiga
270gr de trigo
10 bananas brancas cortadas em rodelas ou quanto baste
200ml de creme de leite
200ml de leite condensado (usei diet)
canela a gosto
3 colh de açúcar para caramelizar a banana


Preparo:

Misture bem a farinha de trigo, o açúcar, as gemas e a manteiga até formar uma massa bem homogênea. Eu usei o processador e foi rapidinho. cubra com filme plástico e reserve.
Em uma panela, coloque as bananas, as 3 colheres de açúcar e 2 colheres de água, leve ao fogo mexendo de vez em quando. Quando começar a mudar o tom das bananas e formar um caldinho grosso, desligue.
Misture então o creme de leite, o leite condensado, e os ovos. Bata bem com o fouet até incorporar.
Forre com a massa uma forma de fundo removível, coloque metade das bananas e por cima o creme. Leve ao forno preaquecido em 170°C por cerca de 25min, ou até perceber que o creme esta firme. Já falamos aqui que a temperatura e tempo de forno variam bastante dependendo do forno, então fique de olho pra quando o creme endurecer e pegar uma corzinha.
depois de assada,. desenforme e cubra com o restante das bananas.

 


Acredito que fique muito bom também com abacaxi fresco. Tentarei na próxima.

Enjoy. :)

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Cacio e Pepe

Eu que sou adepta de uma boa massa, vi essa receita no blog Cozinha Pequena e já salvei na lista de receitas "Pra Testar". Perfeita pra aqueles dias de pressa ou preguiça que precisam de uma refeição ligeirex, mas não por isso menos gostosa.

Cacio e Pepe é uma receita clássica italiana lá de Roma. Ela é tão simples, que a lista de ingredientes cabe inteira no nome do prato. Cacio e Pepe. Sendo que Cacio em Italiano é queijo e Pepe, pimenta. A coisa toda se resume em uma boa massa, cozida al dente, uma picancia suave e um molho de queijo abraçando tudo.

Ingredientes:

300gr de um bom espaguetti
200gr de queijo pecorino ou parmesão de boa qualidade
pimenta do reino moída na hora
2 litro de água fervente e salgada

Ferva a água já salgada e cozinhe o macarrão até ficar quase al dente. Escorra a massa ainda um pouco durinha e reserve parte da água do cozimento. Umas 5 ou 6 conchas. É o amido que está nessa água que faz a mágica acontecer aqui.  
Em uma frigideira grande, coloque o queijo ralado, a pimenta do reino moída na hora (à gosto gente, mas também tem que aparecer, não economizem!), e um pouco daquela água mágica onde foi cozido o macarrão. Em fogo médio vá mexendo até o queijo derreter, misturar à água e formar um molho bem cremoso. Se ficar muito aguado coloque mais queijo e se ficar muito cremoso um pouco mais de água. Aquela coisa de olhômetro sabe? Sempre mexendo.
Junte o espaguetti ao molho e misture tudo muito bem até que o molho abrace todo aquele macarrão. Sirva imediatamente com um pouco mais de pimenta moída.


Aquele tipo de receita que até quando dá errado fica bom, por que né? Macarrão e queijo.
:)





segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Flan de Uvas Frescas com Calda de Vinho Tinto

Receita DIET:

Como não são muitas as opções de sobremesa que consigo transformar em zero açúcar, quando vejo uma possibilidade vou logo testando. Essa ficou uma sobremesa bem leve, pra quem EU não curte nada muito doce. Enquanto experimentávamos em casa, achamos que merece uma versão dela de morangos para experimentar também. No caso, só substituir as uvas por morangos e o vinho da calda por mais morangos cozidos por uns 30min em água e açúcar.



Ingredientes:

Flan:
1 envelope de gelatina sem sabor + 5 colh. de sopa de água para hidratar
1 lata de leite condensado (diet ou não)
Água na mesma medida do leite condensado
400gr de uvas frescas (usei a versão sem semente da uva thompson, aquelas que estão em caixinhas no mercado)

Calda:
1 xícara de vinho tinto do tipo seco (usei carménère)
1/2 xícara de açúcar (novamente, usei diet)
3 Cravos da India (coloquei também um pouco de canela e ao provar achei que a canela nao deveria ter colocado)

Preparo:

Bata as uvas no liquidificador, eu coloquei um tiquinho de água pra facilitar e bati bem. Mas se estiver usando uvas com semente, é bom usar só a função pulsar do liquidificador. Coe com uma peneira e reserve esse suco.
Dissolva a gelatina na água por cerca de 30seg no microondas ou em banho maria. Siga as instruções da embalagem, lembrando que gelatina não pode ferver. Se esquentar demais não endurece.
De volta ao liquidificador, bata o suco, a gelatina dissolvida, o leite condensado e a mesma medida de água. Bata bem e peneire mais uma vez pra que não reste nenhum pedacinho de uva.  Coloque em uma forma untada com água. Eu usei de silicone molhada e deu super certo ao desenformar.
Leve à geladeira por no mínimo 4 horas para endurecer.

Enquanto isso faça a calda: Misture em uma panelinha o vinho o açúcar e os cravos e deixe ferver por cerca de 20min. Ou desligue assim que formar ponto de calda. Leve a geladeira e sirva sobre o flan. :)