segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Risotto de Bacon e Ervilhas

Acabou de me acontecer uma coisa muito engraçada. Sexta feira a noite, dia de faxina lá em casa. Depois do intensivo de Maria, estávamos mortos com farofa e sem a menor disposição pra sair de casa, nem pra ir comer. Banho tomado e pijama vestido, fui inventar uma coisa pra comer, abri a geladeira e catei o que tinha disponível. Bacon e ervilhas daquelas congeladas. Podia virar um macarrão, mas virou um risotto meio que improvisado, meio que de última hora e meio que delicioso que não sobrou um grãozinho de arroz.
Eu nem fotografei, pois foi uma coisa meio assim 'é o que tem pra hoje', 'é o que tem na geladeira'.
Eis que hoje de manha (segunda-feira) no blog da Pimenta no Reino , eu vi que ela postou, também na sexta-feira um risotto irmão gêmeo do meu! E de uma receita da musa/master/blaster/rainha/poderosa/gênia Nigella!

A foto é do Pimenta, mas vou colocar o meu passo a passo ok? A Pimenta fez com calabresa, eu usei bacon e Nigella diz que pode ser pancetta.


Ingredientes para 2 pessoas:

1 xícara de arroz arbóreo.
1/2 cebola picada em cubos
2 colh. de sopa de manteiga para refogar
100gr de bacon defumado cortado em cubos (meio que chutei a quantidade, peguei um pedaço que tinha no freezer)
1/2 cálice de vinho branco seco
cerca de 1 litro de caldo de legumes
50 gr de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa (generosa) de manteiga para finalizar
Salsinha e pimenta do reino à gosto
Sal

Preparo:

Refogue o bacon em cubos ate que fique crocante e deixe reservado sobre uma folha de papel toalha para absorver a gordura. Prepare então o caldo de legumes, eu tinha congelado do último risotto, um preparado de legumes (cenoura, brócolis, cebola e umas ervinhas), mas você pode pôr a ferver rapidinho os legumes que você tiver em casa, ou pode ainda colocar a ferver com um cubo de caldo de carne, de legumes, de frango. Fica a seu critério, mas tem que estar fervendo durante todo o tempo. Ferveu, baixe o fogo e comece o risotto em uma panela larga, eu gosto de fazer em uma frigideira grande. Refogue a cebola na manteiga até que fique transparente, acrescente o arroz, mexa por uns 3 minutos e acrescente  vinho. Enquanto evapora, sirva uma taça e aproveite o momento. Ligue uma música.
Sempre mexendo e sem abandonar a panela, vá colocando concha a concha o caldo de legumes. Coloque uma concha, e vá mexendo até evaporar, mais uma concha, um gole de vinho. Importante é o caldo estar sempre em ponto de fervura. Faça isso com calma, paciência e amor até que o arroz esteja al dente. Eu gosto do risotto cremoso, daquele que esparrama no prato, então acrescento a manteiga e o queijo quando ainda tem uma certa quantidade de caldo. Misture a ervilha ainda congelada, mexa por uns 2 min, coloque o queijo, a manteiga, mexa bem, desligue o fogo, prove e acerte o sal e pimenta se necessário. Coloque também o cheiro verde e o bacon e Bon Appétit.









quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Pão Australiano do Outback + Manteiga Cremosa


Gente, morri nessa receita (que copiei inteirinha do Gordelicias). O caso é que não posso fazer esse pão la em casa com marido diabético. Tem chocolate, melado e açúcar mascavo, ou seja, impossível substituir por qualquer coisa diet. Fuénnn!!
Mas a receita ta aí pra quem quiser me trazer um pedaço experimentar! Vou fazer a manteiga pelo menos!! :P

PÃO AUSTRALIANO + MANTEIGA CREMOSA




INGREDIENTES PARA O PÃO:

1 xícara de chá de água morna
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de farinha integral
1 xícara de chá de farinha de centeio
1 colher de sopa de chocolate em pó (não é achocolatado)
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/4 de xícara de melado de cana
1 colher de sal
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 sachê (10gr) de fermento biológico seco
Fubá à gosto para polvilhar o pão

INGREDIENTES PARA A MANTEIGA:

200gr de manteiga
1/4 de xícara de água gelada

Modo de Preparo Pão:

Em uma bowl bem grande, misture todos os ingredientes da receita, com exceção do fubá. Misture o 'grosso' com uma espátula, e prepare-se para colocar a mão na massa, literalmente. Vamos misturar tudo com as mãos. 
Em uma superfície lisa e limpa (importante frisar), polvilhe um pouco de farinha de trigo, nós vamos sovar a massa. Faça movimentos "para frente e para trás", envolvendo a massa depois de aberta. Se sentir a massa um pouco pegajosa, polvilhe mais farinha de trigo.
Depois de alguns minutos sovando a massa, vamos deixa-la descansar por 1h, para o fermento fazer efeito. Coloque a massa em uma bowl limpa, cubra com um pano úmido e reserve.
Após 1h vamos moldar nossos pães. Fica a seu critério o tamanho e formato de seus pães.
Unte a forma e polvilhe com fubá. Coloque os pães na forma deixando um bom espaço entre eles e reserve. Deixe descansar por mais 1h. Eles vão crescer mais.
Após 1h, seus pães estarão no tamanho exato para serem assados. Polvilhe a superfície com fubá e asse por 30min em forno médio. 180°C pré-aquecido


Quando sua casa estiver cheirosa, graças a combinação melado de cana + chocolate, vamos ao preparo da manteiga. Porque eu sei que você vai comer esse pão ainda quente. E com a manteiga aerada fica ainda mais delicioso.

Modo de Preparo Manteiga: 

Sempre achei que a manteiga do Outback fosse uma mistura de manteiga com creme de leite, pra dar aquela amolecida. E qual foi a minha surpresa ao descobrir que nada mais é do que manteiga batida com... água. (!)

Nós vamos bater a manteiga amolecida em temperatura ambiente (não no microondas), com a água. O truque é o seguinte: despeje a água aos poucos que a batedeira faz o serviço. A manteiga vai, aos poucos, ficar mais e mais clarinha até ficar esbranquiçada e extremamente cremosa. Talvez não precise usar toda a água, vá batendo até chegar a consistência desejada conforme o seu gosto.


Bom é isso. Como a própria autora das fotos disse, essa é uma receita pra anotar no caderninho e ser feliz. Separe os ingredientes para o final de semana, chame uns amigos (eu) e é correr pro abraço.