sábado, 13 de abril de 2013

Medalhão ao Molho de Mostarda Dijon

Fernando tava pedindo pra que eu fizesse medalhão de mignon, prato que nunca havia preparado, até por que filé mignon não é presença frequente em nossa mesa. Até que achei no supermercado por um bom preço e resolvi me aventurar. Pesquisei umas receitas na internet e a única exigência era que fosse ao molho de mostarda, pesquisa aqui e alí, achei essa receita no Blog A Cozinha da Cacau. Fiz e ficou ótimo, foi sucesso logo na primeira vez. Hoje resolvi repetir com algumas alterações, e o almoço de sábado foi sucesso mais uma vez.

INGREDIENTES:

4 medalhões de filé mignon (você pode comprar a peça e pedir pro açougueiro limpar e cortar, hoje fizemos isso em casa mesmo.)
Sal e Pimenta do reino a gosto
2 colh de sopa de óleo
1/2 xícara de bacon cortado em cubos
8 cebolas miúdas descascadas e inteira (eu não tinha hoje e usei cebola normal cortada em pétalas)
1 colh de sopa de trigo
3/4 xícara de vinho branco seco
3/4 xícara de caldo de carne caseiro (usei de cubinhos mesmo dissolvido em água morna)
1/4 xícara de creme de leite
1 colh (sopa) de mostarda dijon tradicional
1 colher de sopa de salsinha picadinha
1 Galho de salsinha, cebola e louro amarradinhos, hoje esqueci deles e quando lembrei não dava mais tempo de amarrar, então coloquei inteiros pra poder retirar depois.



Frite o bacon com o óleo em uma frigideira grande até que fique dourado. Retire, reserve e mantenha o óleo. Frite da mesma forma a cebola, até que comece a fica dourada, sem ficar mole. Retire, reserve e mantenha o óleo.

Tempere os medalhões com sal e pimenta do reino, lembando de amarrar cada um com uma linha ou barbante para que não perca a forma ao fritar.

Na mesma frigideira, frite os medalhões dourando todos os lados. Aqui gostamos de carne no ponto, então levou uns 3 min de cada lado. Retire a carne, reserve e na mesma frigideira e gordura dissolva o trigo, mexa bem e adicione o vinho. Espere ferver, coloqueo bacon e o que é pra ser as ervas amarradas, para retirar depois. Eu não amarrei, como podem ver na foto.

Mexa tudo, adicione o caldo de carne, o bacon e deixe no fogo médio, com a panela tampada por 10min para reduzir.


Retire as ervas, coloque a carne novamente e deixe reduzir o molho por mais 10 min virando a carne de vez em quando. Coloque a cebola, mexa bem. Retire a carne, desligue o fogo e coloque o creme de leite e a mostarda.
Sirva com o acompanhamento de sua preferencia, eu fiz um arroz com legumes e brócolis na manteiga. Vai muito bem também com batata souté.







Nenhum comentário:

Postar um comentário