quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Pão Australiano do Outback + Manteiga Cremosa


Gente, morri nessa receita (que copiei inteirinha do Gordelicias). O caso é que não posso fazer esse pão la em casa com marido diabético. Tem chocolate, melado e açúcar mascavo, ou seja, impossível substituir por qualquer coisa diet. Fuénnn!!
Mas a receita ta aí pra quem quiser me trazer um pedaço experimentar! Vou fazer a manteiga pelo menos!! :P

PÃO AUSTRALIANO + MANTEIGA CREMOSA




INGREDIENTES PARA O PÃO:

1 xícara de chá de água morna
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de farinha integral
1 xícara de chá de farinha de centeio
1 colher de sopa de chocolate em pó (não é achocolatado)
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/4 de xícara de melado de cana
1 colher de sal
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 sachê (10gr) de fermento biológico seco
Fubá à gosto para polvilhar o pão

INGREDIENTES PARA A MANTEIGA:

200gr de manteiga
1/4 de xícara de água gelada

Modo de Preparo Pão:

Em uma bowl bem grande, misture todos os ingredientes da receita, com exceção do fubá. Misture o 'grosso' com uma espátula, e prepare-se para colocar a mão na massa, literalmente. Vamos misturar tudo com as mãos. 
Em uma superfície lisa e limpa (importante frisar), polvilhe um pouco de farinha de trigo, nós vamos sovar a massa. Faça movimentos "para frente e para trás", envolvendo a massa depois de aberta. Se sentir a massa um pouco pegajosa, polvilhe mais farinha de trigo.
Depois de alguns minutos sovando a massa, vamos deixa-la descansar por 1h, para o fermento fazer efeito. Coloque a massa em uma bowl limpa, cubra com um pano úmido e reserve.
Após 1h vamos moldar nossos pães. Fica a seu critério o tamanho e formato de seus pães.
Unte a forma e polvilhe com fubá. Coloque os pães na forma deixando um bom espaço entre eles e reserve. Deixe descansar por mais 1h. Eles vão crescer mais.
Após 1h, seus pães estarão no tamanho exato para serem assados. Polvilhe a superfície com fubá e asse por 30min em forno médio. 180°C pré-aquecido


Quando sua casa estiver cheirosa, graças a combinação melado de cana + chocolate, vamos ao preparo da manteiga. Porque eu sei que você vai comer esse pão ainda quente. E com a manteiga aerada fica ainda mais delicioso.

Modo de Preparo Manteiga: 

Sempre achei que a manteiga do Outback fosse uma mistura de manteiga com creme de leite, pra dar aquela amolecida. E qual foi a minha surpresa ao descobrir que nada mais é do que manteiga batida com... água. (!)

Nós vamos bater a manteiga amolecida em temperatura ambiente (não no microondas), com a água. O truque é o seguinte: despeje a água aos poucos que a batedeira faz o serviço. A manteiga vai, aos poucos, ficar mais e mais clarinha até ficar esbranquiçada e extremamente cremosa. Talvez não precise usar toda a água, vá batendo até chegar a consistência desejada conforme o seu gosto.


Bom é isso. Como a própria autora das fotos disse, essa é uma receita pra anotar no caderninho e ser feliz. Separe os ingredientes para o final de semana, chame uns amigos (eu) e é correr pro abraço.




Nenhum comentário:

Postar um comentário