segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Flan de Uvas Frescas com Calda de Vinho Tinto

Receita DIET:

Como não são muitas as opções de sobremesa que consigo transformar em zero açúcar, quando vejo uma possibilidade vou logo testando. Essa ficou uma sobremesa bem leve, pra quem EU não curte nada muito doce. Enquanto experimentávamos em casa, achamos que merece uma versão dela de morangos para experimentar também. No caso, só substituir as uvas por morangos e o vinho da calda por mais morangos cozidos por uns 30min em água e açúcar.



Ingredientes:

Flan:
1 envelope de gelatina sem sabor + 5 colh. de sopa de água para hidratar
1 lata de leite condensado (diet ou não)
Água na mesma medida do leite condensado
400gr de uvas frescas (usei a versão sem semente da uva thompson, aquelas que estão em caixinhas no mercado)

Calda:
1 xícara de vinho tinto do tipo seco (usei carménère)
1/2 xícara de açúcar (novamente, usei diet)
3 Cravos da India (coloquei também um pouco de canela e ao provar achei que a canela nao deveria ter colocado)

Preparo:

Bata as uvas no liquidificador, eu coloquei um tiquinho de água pra facilitar e bati bem. Mas se estiver usando uvas com semente, é bom usar só a função pulsar do liquidificador. Coe com uma peneira e reserve esse suco.
Dissolva a gelatina na água por cerca de 30seg no microondas ou em banho maria. Siga as instruções da embalagem, lembrando que gelatina não pode ferver. Se esquentar demais não endurece.
De volta ao liquidificador, bata o suco, a gelatina dissolvida, o leite condensado e a mesma medida de água. Bata bem e peneire mais uma vez pra que não reste nenhum pedacinho de uva.  Coloque em uma forma untada com água. Eu usei de silicone molhada e deu super certo ao desenformar.
Leve à geladeira por no mínimo 4 horas para endurecer.

Enquanto isso faça a calda: Misture em uma panelinha o vinho o açúcar e os cravos e deixe ferver por cerca de 20min. Ou desligue assim que formar ponto de calda. Leve a geladeira e sirva sobre o flan. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário