segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Cacio e Pepe

Eu que sou adepta de uma boa massa, vi essa receita no blog Cozinha Pequena e já salvei na lista de receitas "Pra Testar". Perfeita pra aqueles dias de pressa ou preguiça que precisam de uma refeição ligeirex, mas não por isso menos gostosa.

Cacio e Pepe é uma receita clássica italiana lá de Roma. Ela é tão simples, que a lista de ingredientes cabe inteira no nome do prato. Cacio e Pepe. Sendo que Cacio em Italiano é queijo e Pepe, pimenta. A coisa toda se resume em uma boa massa, cozida al dente, uma picancia suave e um molho de queijo abraçando tudo.

Ingredientes:

300gr de um bom espaguetti
200gr de queijo pecorino ou parmesão de boa qualidade
pimenta do reino moída na hora
2 litro de água fervente e salgada

Ferva a água já salgada e cozinhe o macarrão até ficar quase al dente. Escorra a massa ainda um pouco durinha e reserve parte da água do cozimento. Umas 5 ou 6 conchas. É o amido que está nessa água que faz a mágica acontecer aqui.  
Em uma frigideira grande, coloque o queijo ralado, a pimenta do reino moída na hora (à gosto gente, mas também tem que aparecer, não economizem!), e um pouco daquela água mágica onde foi cozido o macarrão. Em fogo médio vá mexendo até o queijo derreter, misturar à água e formar um molho bem cremoso. Se ficar muito aguado coloque mais queijo e se ficar muito cremoso um pouco mais de água. Aquela coisa de olhômetro sabe? Sempre mexendo.
Junte o espaguetti ao molho e misture tudo muito bem até que o molho abrace todo aquele macarrão. Sirva imediatamente com um pouco mais de pimenta moída.


Aquele tipo de receita que até quando dá errado fica bom, por que né? Macarrão e queijo.
:)





Nenhum comentário:

Postar um comentário