Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Empadão de Camarão



Receita da Mammys e desde sempre, empadinha ou empadão, a receita de casa é essa. A massa fica podrinha sem ser seca demais.

INGREDIENTES:

3 gemas
4 colheres de margarina para culinária
4 colheres de banha
14 colheres de trigo (se necessário coloque mais até que dê ponto em desgrudar da mão e abrir a massa no rolo.
sal

PREPARO:

Misture bem todos os ingredientes sovando bem para que a gordura da margarina e da banha incorpore ao trigo. Você pode fazer no processador que bate rapidinho, cerca de 2 min, na mão demora mais.
O ponto é uma questão de sentir o ponto certo e ao seu gosto, mas a massa deve ficar com a consistência leve e um pouco aerada, não muito pesada. Se tiver dúvidas pegue um pedaço e tente esticar na palma da mão, ela deve abrir facilmente sem grudar.
Faça uma bolinha e cubra com filme plástico, leve à geladeira por 15 min para descansar.
Enquanto isso ligue o forno para aquecer e limpe a bagunça da mesa para abrir a massa.
Você pode abrir com o rolo colocando toda a massa de uma vez na forma ou ir montando o fundo e os lados da forma pedaço por pedaço e abrindo com os dedos mesmo. Quando todo o fundo e lado da forma estiverem devidamente cobertos, coloque o recheio de sua preferência (eu usei camarão com cogumelos frescos e catupiry, mas pode ser carne, palmito, frango... fica a gosto do freguês).
Para a tampa, a melhor maneira, é abrir levemente a massa sobre um plastico, cubra com outro plastico e só então comece a abrir com o rolo. Atenção ao fato de que para isso, o seu plastico deve ter a largura maior do que a circunferência de sua fôrma. Eu sempre uso sacos plásticos para freezer, aqueles de rolinhos, abro o saco de um lado e no fundo, ficando com uma folha de plástico grande o suficiente.
Depois de aberta a massa, você retira um plástico e com a ajuda do que ficou, você consegue mover e colocar a tampa sobre a forma sem que ela quebre no processo. Depois de acomodar a tampa, retire as rebarbas e só então retire o plástico que cobre. Para finalizar pincele gema com um fio de azeite sobre toda a tampa e leve ao forno já aquecido em 250°C por cerca de 30 min.



Nenhum comentário:

Postar um comentário