quinta-feira, 25 de julho de 2013

Bolo de Queijo sem Farinha



Nesses dias de vida saudável, será que tem espaço pra bolo? TEEEEEEEM! Esse bolo caiu no gosto de todo mundo que provou, porque ele simplesmente é uma delicia em forma de lanchinho do bem.
Muito leve e fofo, aerado e bem equilibrado entre o doce e salgado, com um toque de limão que faz toda a diferença. 

INGREDIENTES:

8 Claras;
4 gemas;
250gr de cream cheese;
1 colh. de sopa de maizena;
1 colh. de chá de fermento;
Raspas de 2 limões;
2 colh. de sopa de açúcar (vá provando para que fque ao seu gosto, dá pra fazer com açúcar diet)

PREPARO:

Misture as gemas, o cream cheese, a maizena, o fermento, açúcar e as raspas de limão. Bata as claras em neve e adicione à massa mexendo delicadamente.
Asse em uma forma pequena forrada com papel manteiga e untada com óleo, a 180°C por 30 min.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Lasanha Cups

A foto é da minha insiração que achei no Pinterest. Mas no último final de semana, tendo colocado aparelho nos dentes, eu e o Fe queríamos uma comida 'molinha' que não doesse pra comer. Cansados de sopa, resolvi fazer uma lasanha ao molho sugo. Montei a linda e sobrou um pouco de tudo. Lembrei dessa foto e saquei minhas forminhas de muffins. Ficou uma beleza!!
Não no fim estava com tanta fome que acabei esquecendo de bater foto pra pôr aqui!
Mas a receita é ótima pra festas, ou pra fazer e congelar.

Fiz assim:

INGREDIENTES:

5 tomates italianos maduros e sem pele.
1 cebola grande picadinha
Manteiga
1 Pacote de massa para lasanha
queijo mussarella
presunto
Leite
Creme de leite
Parmesão ralado (não o de pacotinho por favor)
Noz Moscada
Maizena

PREPARO:

Faço molho mais ou menos de 'olho'. Refoguei a cebola na manteiga enquanto pelava os tomates. Piquei eles sem muito critério e fui acrescentando à panela com a cebola. Deixei em fogo baixo pra ir lentamente dissolvendo o tomate e apurando o molho. Gostamos de molho de tomate bem incorpado e substancioso lá em casa, com pedaços de tomate e bem grosso. Enfim fica conforme seu gosto, fazer o molho de tomate que já está acostumada. Temperei com sal e pimenta e no final joguei salsinha e cebolinha verdes.
Pra fazer o molho branco, novamente refoguei cebola picada bem miúdinha, com alho na manteiga. Misturei umas 3 colheres de maizena no leite e depois de mexer bem acrescentei na panela com a cebola. Mexendo sempre até engrossar, ralei ainda um bom pedaço de parmesão e coloquei 1 caixa de creme de leite. Ralei noz moscada e ajustei o sal no final.

Montei minha lasanha conforme o marido gosta. E quando sobrou de tudo um pouco montei as minis:
1 colher no fundo de molho vermelho, a folha de massa cortei em 6 partes e coloquei a primeira sobre o molho de tomate. Mais molho de tomate, mussarella, massa outra vez, molho branco, presunto e mais mussarella. Termina assim com uma camada só de cada pq a forma é muito pequena. Usei formas de silicone e formas de alumínio. Não untei e nenhuma delas grudou, da pra desenformar facilmente, e fica tãooo gosto aquelas mini lasanhazinhas!!





quarta-feira, 17 de julho de 2013

Fettuccine de Salmão

Ingredientes:

300gr de Fettuccine de boa qualidade
200gr de filé de salmão sem pele.
100gr de tomates secos picados grosseiramente
100gr de azeitonas pretas fatiadas sem caroço
salsinha picada
100 ml de vinho branco seco
3 dentes de alho
Sal e pimenta do reino
Azeite de oliva

Preparo:

Ferva a água para o macarrão com bastante sal. Corte o salmão em cubos de 3cm e tempere com sal e pimenta. Aqueça bem uma frigideira grande e antiaderente e frite o salmão por cerca de 3 min. Acrescente o alho picado em lâminas e mexa enquanto doura o alho. Adicione os tomates picados, as azeitonas, dê uma leve refogada e acrescente o vinho. Tampe a panela e deixe cozinhar por 5 min.
Escorra o macarrão, misture delicadamente na mesma panela com o salmão, salpique a salsinha, um fio de azeite e finalize com pimenta do reino.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Torta Maria Luisa

Essa torta eu experimentei em uma festa de família, e ela foi feita por minha prima Maria Luisa, que tem 12 anos!! Ao colocar a receita no blog então achei que valia a homenagem de pôr o nome dela na torta!


INGREDIENTES:

Sucrilhos (eu usei kellogg's de chocolate em uma receita e kellogg's sem açúcar na outra, pois fiz uma diet)
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
1 bandeja de morango
2 colheres de chá de pó para cappuccino
2 colheres de manteiga
2 colheres de cacau em pó
3 colheres ou quanto baste de ovomaltine
1/2 lata de creme de leite fresco
1/2 xícara de leite integral bem gelado
1 clara em neve
2 colheres de açúcar

PREPARO:

Eu servi um porções individuais, mas você também pode montar a torta em um prato grande. Comece distribuindo os sucrilhos para formar uma base em cada copinho ou forma. Leve ao fogo a manteiga, o leite condensado o cacau e o ovomaltine, para fazer o brigadeiro. A quantidade de cacau e ovomaltine vai do gosto de cada um, se prefere mais doce aumenta o ovomaltine, eu achei que o meu ficou na medida, sem ficar muito forte na doçura. Acrescente também o pó para preparo de cappuccino. Vá mexendo sempre até começar a desgrudar da panela, eu desliguei logo pois queria um creme de brigadeiro mais molinho. Retire do fogo, crescente o creme de leite, mexa bem e reserve. Enquanto o brigadeiro esfria, lave, limpe e pique os morangos, deixando escorrer em uma peneira para estarem bem sequinhos.
Distribua então o creme de brigadeiro sobre os sucrilhos, dando umas batidinhas no fundo para sair o ar e escorrer bem sobre os sucrilhos. cubra com os morangos picadinhos. Bata a clara em neve e reserve. Bata na batedeira em velocidade máxima o creme de leite fresco até que fique firme, vá acrescentando o leite bem gelado devagar e também o açúcar. Essa parte do leite é dispensável, eu usei pois não sou muito fã daquele forte gosto de nata que o creme de leite batido tem. No final misture delicadamente as claras e cubra os morangos com esse creme. 
Use folhas de hortelã para decorar ou raspas de chocolate.
Cubra com filme plástico e leve a geladeira pois no mínimo umas 4h.

*Fica uma sobremesa ideal pra quem não curte coisas muito doces. O creme de brigadeiro tem um toque inesperado do cappuccino, e o morango mais azedinho contrasta bem. Fica muito bom tanto com os sucrilhos de chocolate quanto com os sucrilhos tradicionais.

** Para a versão diet, usei o suscrilhos sem açúcar, leite condensado diet e o adoçante culinário para o creme final.





quarta-feira, 10 de julho de 2013

Espaguetti com Camarão, Pimentão e Tomates Confit

Achei essa receita hoje no Moldando Afeto e tive já que colocar na lista de PARA TESTAR. To meio proibida de comer macarrão, para meu sofrimento, mas ela parece imperdível e quero testar assim que possível. Quem puder faz aí e já me conta!

INGREDIENTES:

1 Pimentão Vermelho grande
1 Pimentão Amarelo grande
3 Pimentas Dedo de Moça frescas (colocar mais ou menos, ou não colocar fica a seu gosto)
6 dentes de de Alho
Azeite de Oliva
400gr de tomates cereja
500gr de camarão limpo
500gr de um bom talharim, tagliatelli ou espaguetti
Sal

PREPARO:

Regue uma assadeira com azeite, corte o topo dos pimentões, retire as sementes e corte em tiras grossas. Coloque na assadeira. Corte o topo das pimentas, corte no sentido do comprimento e retire as sementes, leve assim mesmo, cortadas na metade para a assadeira. Acrescente também os dentes de alho inteiros, sem casca. Regue tudo com uma boa quantidade de azeite, cerca de 100ml, até que fique bem envolto no azeite.
Leve ao forno, em temperatura baixa por cerca de 50 minutos para que asse lentamente. Caso o alho comece a escurecer antes do tempo final de cozimento, retire-os e reserve.
Os pimentões devem estar macios no final.
Retire do forno, corte os pedaços de pimentão em tiras menores, a pimenta em pedacinhos e o alho esmague.
Tempere os camarões com sal. Transfira o azeite da assadeira para uma panela, aqueça e acrescente os camarões. Lembrando que camarão cozinha rapidinho, dê uma leve fritada. Retire todos e reserve. Corte os tomates cereja ao meio e acrescente na panela deixando cozinhar por cerca de 10min, até que amoleçam. Junte ali os pimentões e pimentas picados, a pastinha de alho e mexa bem. Tempere com sal.
Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções do pacote. Quanto a massa estiver pronta, junte os camarões ao molho para aquecer e misture ao macarrão.

Ai que água na boca! 
Rendimento: 4 a 5 porções.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Sanduíche iche iche

A foto é do Blog Pimenta do Reino, pois eu estava tão mas tão cansada no dia que fiz o meu, que não queria nem fotografar.

Eu me baseei na receita dela mas fiz alterações. Ficou assim:

INGREDIENTES:

1kg de acém cortado em 3 pedaços e devidamente limpo.
2 colheres de alho picadinho
1 xícara de cebola picadinha
2 folhas de louro
1 cubo de caldo de carne
3 pimentas dedo de moça cortadas e sem as sementes
1 xícara de vinho tinto seco
1 colher de molho inglês
1/2 xícara de azeitona preta picada
1/2 xícara de azeitona verde picada
1/2 xícara de alcaparras
1 xícara de cebola fatiada
1 xícara de pimentão verde fatiado
1 xícara de pimentão vermelho fatiado.

PREPARO:

Em panela de pressão, refogue bem o alho e a cebola, adicione a carne e deixe dourar. Acrescente a pimenta, o louro e o molho inglês, refogue por mais uns 5 min e junte as azeitonas, alcaparras o caldo de carne e o vinho, aguarde o vinho reduzir o álcool e adicione água fervente até que cubra a carne. Tampe a panela e cozinhe por cerca de 40 min na pressão. Retire a pressão e abra a panela, o ponto da carne deve ser molinho desfiando no garfo, caso não esteja assim volte para a pressão. Quando estiver então no ponto, acrescente as tiras de pimentão e vá mexendo com colher de pau até desfiar totalmente a carne. Prove o sal e pimenta e se se precisar ajuste. Nesse ponto deve estar quase sem nada de molho, só pra carne ficar um pouco úmida mesmo. No final acrescente as cebolas e mexa por mais 3 min. Pode salpicar cebolinha verde e salsinha.
Servimos lá em casa com pão francês conforme o da foto, com rúcula e alface.

Faz aí e me conta, fica demais! Na foto a carne era pernil, que também deve ficar ótimo!
Minha dica é acompanhar com mostarda escura hemmer!  ;-)