sexta-feira, 31 de maio de 2013

Molho de Cerveja

Sim, cerveja. No molhinho para aperitivos. Acompanhado por torradas ou palitinhos ou pretzels do tipo stinksy. Ótima pedida para aquele dia de reunião de amigos, para assistir um jogo na TV, um filme ou qualquer reunião onde o objetivo sejam comidinhas que dispensam pratos.

*Receita do Beauty and Bed Lam

INGREDIENTES:

2 pacotes de cream cheese em temperatura ambiente
1 caixa de creme de leite
1/3 de xícara de molho pronto tipo ranch (aqueles molhos para salada da Helmanns tem)
1/2 ou 3/4 de lata de cerveja tipo budweiser
1 xícara de parmesão ralado
1 xícara de mussarella ralado
1 limão
pedaços de bacon em cubos fritos
cebolinha verde para decorar.

PREPARO:

Misture o creme de leite com algumas gotas de limão, até obter o azedinho de sour cream. Misture com o cream cheese e o molho ranch com o creme de leite e vá adicionando aos poucos a cerveja até que obtenha a consistência cremosa desejada. Em seguida adicione 3/4 do queijo ralado e reserve o restante para polvilhar no final. Cubra a tigela com filme plástico e leve a geladeira para marinar por pelo menos 3 horas para amadurecer os sabores.
Antes de servir polvilhe o restante do queijo ralado, o bacon frito e bem sequinho e a cebolinha picada.

Sirva com pretzel ou biscoitos salgadinhos.


quinta-feira, 30 de maio de 2013

Empadão de Camarão



Receita da Mammys e desde sempre, empadinha ou empadão, a receita de casa é essa. A massa fica podrinha sem ser seca demais.

INGREDIENTES:

3 gemas
4 colheres de margarina para culinária
4 colheres de banha
14 colheres de trigo (se necessário coloque mais até que dê ponto em desgrudar da mão e abrir a massa no rolo.
sal

PREPARO:

Misture bem todos os ingredientes sovando bem para que a gordura da margarina e da banha incorpore ao trigo. Você pode fazer no processador que bate rapidinho, cerca de 2 min, na mão demora mais.
O ponto é uma questão de sentir o ponto certo e ao seu gosto, mas a massa deve ficar com a consistência leve e um pouco aerada, não muito pesada. Se tiver dúvidas pegue um pedaço e tente esticar na palma da mão, ela deve abrir facilmente sem grudar.
Faça uma bolinha e cubra com filme plástico, leve à geladeira por 15 min para descansar.
Enquanto isso ligue o forno para aquecer e limpe a bagunça da mesa para abrir a massa.
Você pode abrir com o rolo colocando toda a massa de uma vez na forma ou ir montando o fundo e os lados da forma pedaço por pedaço e abrindo com os dedos mesmo. Quando todo o fundo e lado da forma estiverem devidamente cobertos, coloque o recheio de sua preferência (eu usei camarão com cogumelos frescos e catupiry, mas pode ser carne, palmito, frango... fica a gosto do freguês).
Para a tampa, a melhor maneira, é abrir levemente a massa sobre um plastico, cubra com outro plastico e só então comece a abrir com o rolo. Atenção ao fato de que para isso, o seu plastico deve ter a largura maior do que a circunferência de sua fôrma. Eu sempre uso sacos plásticos para freezer, aqueles de rolinhos, abro o saco de um lado e no fundo, ficando com uma folha de plástico grande o suficiente.
Depois de aberta a massa, você retira um plástico e com a ajuda do que ficou, você consegue mover e colocar a tampa sobre a forma sem que ela quebre no processo. Depois de acomodar a tampa, retire as rebarbas e só então retire o plástico que cobre. Para finalizar pincele gema com um fio de azeite sobre toda a tampa e leve ao forno já aquecido em 250°C por cerca de 30 min.



sexta-feira, 24 de maio de 2013

DIP de Alcachofras e Espinafres

Ando em busca de receitinhas mais saudáveis, cheguei então nesse DIP, que nada mais é do que aquilo que chamamos de patê, para servir com biscoitos integrais, torradas, pão italiano e etc.
Eu adoro essas pastinhas. E essa tem uma proposta diferente pois é quente. Ainda não fiz, mas logo experimento e volto aqui pra contar.


INGREDIENTES:

1/2 pacote de espinafre congelado, descongelado e escorrido. (creio que 2 xícaras de espinafre fresco)
1/3 de xícara de coração de alcachofra escorrido e picado (nesse caso em conserva)
120gr de cream cheese
1/2 xícara de creme de leite
1/4 de xícara de maionese
1 dente de alho ralado
1/2 colher de molho de pimenta (opcional)
1/4 de xícara de parmesão ralado
1/4 de xícara de mussarella ralado

PREPARO:

Misture tudo em um refratário . Asse em forno pré-aquecido a 200°C  até começar a borbulhar, derreter o queijo e dourar como na foto, cerca de 20 a 30min

Yummy!

*Receita garimpada do livro Game Day Party Food

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Pãozinho de Coco

Minha mãe é fera nos pães. Já to com as fotos aqui dos pães que ela fez no fim de semana e hoje ele acaba me mandar esse outro que é sucesso garantido.


INGREDIENTES:

1 Tablete de fermento biológico
6 colh. de açúcar
1/2 xícara de leite morno
1 ovo
5 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 lata de creme de leite
100 gr de margarina derretida

Recheio:
2 pacotes de coco ralado (300 gr)
1 lata de leite condensado
6 colheres de manteiga derretida

Cobertura:
1 vidro de leite de coco
4 colheres de açúcar

PREPARO:

Massa: 
Em uma tigela, dissolva o fermento no açúcar, junte o leite, o ovo, a farinha, o creme de leite e a margarina. Trabalhe a massa e deixe descansar até dobrar de volume. Para ajudar pode vedar a vasilha com filme plástico que cresce mais rapidinho.




Recheio:
Misture o leite condensado e o coco. Abra a massa, pincele margarina derretida e espalhe a mistura de leite condensado e coco. Enrole como um rocambole e corte fatias de uns 5cm. Coloque na assadeira já untada e deixe descansar por uns 30min. Asse em forne pré aquecido a 200°C por 30min.




Cobertura: 
Misture o leite de coco e o açúcar e distribua pelos pães ainda quentes.



Não é bom deixar os pãezinhos esfriarem na forma, ficam amolecidos, retire ainda morno e coloque sobre uma grade para esfriar.

sábado, 11 de maio de 2013

Pãozinho de Polvilho


INGREDIENTES:

500gr  de polvilho azedo
1 ovo
3 colh. de açúcar
1 pitada de sal
1/2 xícara de leite fervendo
1/2 xícara de água fervendo

PREPARO:

Em um recipiente grande coloque 2 xícaras de polvilho e faça no meio uma covinha, e jogue ali o leite e a água fervendo para escaldar. Vá misturando devagarinho e acrescente o ovo, açúcar e o sal. Mexa bem e vá acrescentando polvilho devagarinho sempre sovando a massa. Passe a massa para uma superfície lisa e vá abrindo, amassando e acrescentando polvilho até que de ponto para enrolar.
Em forno já pré-aquecido em 350°C asse em formato de rosquinhas ou bolinhas até que comece a dourar. Assim que começar a dourar, baixe a temperatura para 200°C e asse por mais uns 5 min ou até que fique totalmente assada e bem amarelinha.

Caldo de Aipim

Receita de família, que é feita várias vezes lá em casa no inverno.

INGREDIENTES:

200gr de bacon magro picado (mais carne do que gordura)
100gr de lombinho defumado picado em cubos
350gr de calabresa picada
1kg de aipim
1 cubo de caldo de galinha
1 cebola picada
4 dentes de alho
2 colh. de colorau
cominho e pimenta a gosto
Salsa e cebolinha picadas
300gr de torresmo já frito

PREPARO:

Pique todos os defumados, em uma panela frite os defumados mexendo sempre. Em outra panela já coloque  o aipim para cozinhar em água sem sal.
Quando os defumados estiverem bem fritos, adicione o alho e a cebola frite bem e misture o caldo de galinha, cominho e pimenta.

O aipim já cozido, bata no liquidificador um pouco de cada vez, misturando a água do cozimento e retirando  a raiz no meio de cada pedaço.
A consistência após batido no liquidificador é como uma sopa, mais pra liquido do que para cremoso.
Conforme vai batendo o creme já vai adicionando à panela com os defumados que continua no fogo. Aqui em casa costumamos fazer no fogão à lenha.
Após todo o aipim batido misture bem e cozinhe até começar a ferver. Prove e acerte o sal se necessário, lembrando que os defumados já são bastante salgados.
Enquanto aguarda ferver, mexa de vez em quando pois gruda facilmente no fundo da panela. Frite rapidamente em óleo bem quente o torresmo para que fique à pururuca.
Sirva polvilhando salsinha e finalize com os pedacinhos de torresmo.
Bem gordinho e calórico, mas o sabor vale muito à pena.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Panquecas Americanas

A foto obviamente não é minha, mas já testei essa receita e fica ótima com banana na massa para o café da manhã. Eu gosto de comer com geléia por cima. O tradicional aí da foto é xarope de mapple com manteiga.

INGREDIENTES:

1/2 xíc. leite
2 colh. manteiga
2 colh. fermento em pó
1 ovo
1 xíc. de trigo
2 colh. açúcar
1/2 colh. (chá) sal
1 colh. óleo

PREPARO:

Misture os ingredientes secos, adicione o ovo, o leite e a manteiga derretida e misture bem até formar uma massa lisa. Essa massa é um pouco mais grossa do que aquela de panquecas salgadas e enroladinhas que estamos acostumados a fazer por aqui.
Unte uma frigideira antiaderente e pequena com um pouquinho de manteiga e adicione pequenas porções da massa em fogo baixo deixando dourar de um lado, quando soltar do fundo é hora de virar e dourar o outro lado.
Eu particularmente gosto de colocar rodelinhas de banana na massa já na frigideira. Da pra acompanhar de frutas como morango na hora de servir, polvilhar um açúcar por cima, calda da sua preferencia, nuttela, eu não abro mão de uma boa geléia de framboesa ou jabuticaba!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Espagueti de Camarão

Receitinha do tipo que conforta a alma e aquece o coração! Essa é amor eterno, amor verdadeiro.

INGREDIENTES:

300gr de camarão fresco
300gr de macarrão espaguetti
1 cebola picadinha
2 dentes de alho bem picados
Cascas do camarão para fazer o caldo
1 colh. de ketchup
1 colh de mostarda dijon
300gr de creme de leite
Salsinha picada
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colh. de mateiga
Azeite de oliva.


PREPARO:

Faça um caldo com as cascas e reserve. Tempere o camarão com sal, pimenta e um pouco de salsinha. Refogue a cebola e o alho com manteiga e um fim de azeite de oliva até ficar transparente. Acrescente o camarão e doure rapidamente lembrando que camarão é vapt-vupt senão fica borrachento. Adicione 1 concha do caldo reservado, baixe o fogo e deixe ferver por uns 2min.  Adicione o ketchup, mostarda e creme de leite e mexa bem, desligue o fogo. Misture o restante da salsinha e prove pra ver se precisa acertar sal e pimenta.
Sirva imediatamente misturando ao espaguetti e finalize com um fio de azeite de boa qualidade.

Acompanhe com um bom vinho e excelente cia por favor.


quarta-feira, 8 de maio de 2013

Palitinhos da Vovó

Palitinhos delícia. Salgadinhos para acompanhar uma cervejinha ou coca gelada. É receita de família, não da minha família, mas ótimos!!!!

INGREDIENTES:

200 gr de manteiga
1 colh. sopa de fermento em pó
2 pitadas de sal
500 gr de farinha de trigo
14 colh de leite ou até dar ponto na massa
1 clara para pincelar
1 gema

PREPARO:

Misture todos os ingredientes  e vá amassando até dar ponto de abrir a massa na mesa. Amasse bem até obter uma massa lisa e que não grude na mão. Se ficar muito seco coloque um pouco mais de leite.
Abra a massa com o rolo e pincele com a clara, por cima salpique sal grosso e gergelim. Pode também salpicar queijo ralado ou linhaça, orégano, faça ao seu gosto.
Corte a massa em palitos finos e leve para assar em forma untada e forno pre aquecido em 280°C até que fiquem dourados!

Obs. Fique de olho no forno pois pode queimar facilmente!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Tomates Confit

Ótima receita que serve pra preparar bruschettas, base para pizza, comer com um bom pão italiano ou sobre uma massa nos dias de pressa.

INGREDIENTES:

500 gr de tomatinhos cereja
1 xícara de azeite de boa qualidade
1 colh rasa de sal
2 dentes de alho descascados e fatiados
1 ramo de alecrim desidratado
1 ramo de tomilho desidratado
Manjericão
pimenta calabresa ou do reino conforme sua preferencia.

PREPARO:

Coloque os tomates inteiros no fundo de uma panela e cubra com o azeite. Adicione as ervas, o sal e ligue o fogo na chama mais baixa possível. Mexa de vez em quando e jamais deixe o azeite ferver. Tenha paciência pois leva cerca de 1 hora ou 1 hora e meia. O ponto ideal é quando a pele dos tomates estiver enrugadinha, mas os tomates devem ficar inteiros, por isso não fique mexendo toda hora.
Retire do fogo e sirva como quiser.
Torradas, pão fresco, macarrão...
Pode ser também armazenado na geladeira em potes esterilizados para os dias de correria, de preguiça ou de visitas inesperadas.

Acompanhe com um bom vinho e excelente cia!!

*receita do figos e fungui.

Bolo de Banana com Cobertura


Receita da minha chefinha que trouxe pro lanchinho no work! MUITO bom!!




INGREDIENTES:

2 xíc de trigo
1 1/2 xíc. de açúcar
1 colh de canela
1 colh de fermento em pó
1 colh de bicarbonato 4 bananas amassadas
2 ovos

1/2 xíc de óleo
1/3 de xíc de leite
1/2 colh de essencia de baunilha
açúcar e canela a gosto

COBERTURA:

2 bananas
suco de 1/2 limão
3 colh de açúcar

PREPARO:

Coloque numa tigela o trigo, açúcar, canela, fermento e o bicarbonato e reserve. Em outra tigela coloque as bananas amassadas, os ovos, óleo, leite e a baunilha. Misture bem e adicione a mistura de farinhas mexendo bem até formar uma massa lisa e homogênea.  Leve para assar em forma untada com manteiga em forma com furo no meio. Forno pré-aquecido em 180/C por cerca de 35 min. Desenforme frio e cubra com a cobertura.

COBERTURA:

Bata no liquidificador bata as bananas picadas com o limão e o açúcar.


sábado, 4 de maio de 2013

Torta de Maçã Crocante

Receitinha da mammys:

INGREDIENTES:

100gr de manteiga
2 xícaras de açúcar
2 ovos
2 colheres de canela
2 1/2 xícaras de trigo
2 colheres de fermento
3 maçãs em cubos

PREPARO:

Misture a manteiga, os ovos e o açúcar até formar um creme fofo. Adicione a canela, o trigo e o fermento. A massa vai ficar bem grossinha. Por último acrescente as maçãs. Cubra uma forma com papel manteiga e espelhe a massa. Leve ao forno médio por 40 min. ou até que a casquinha fique bem durinha.
É ótima pra servir quentinha com uma bola de sorvete essa torta.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Stick de Mussarela do Applebee's

Já vi essa receita em vários lugares. Tenho um pouco de dúvida se ele fica MESMO igual e sem vazar o queijo. Ainda não testei, mas segue a receita bem explicadinha pra quem quiser se aventurar. Essa é a receita do receita de minuto.


**UPDATE** Fiz ontem e ficaram espetaculares!! Fiz exatamente como está aqui e deu muito certo, sem vazar nenhum! Nem eu acreditei! Usei 1 pão francês amanhecido e meia baguete de pão italiano, batidas no liquidificador. O truque é empanar certinho pra não vazar.


*Você pode congelar os sticks e tirar quando precisar daquele petisco rápido.

INGREDIENTES:

Queijo mussarela no palito
Farinha de trigo
Farinha de pão (pão triturado)
Ovos
Sal
Pimenta do Reino
Manjericão ou orégano
Óleo para fritar

PREPARO:

Corte a Mussarela em palitos ou bastões e reserve. Tempere a farinha de pão com sal, pimenta e orégano ou manjericão. Bata rapidamente os ovos e reserve.
Com ajuda de um garfo vá empanando um a um na seguinte sequencia: ovo>farinha de trigo>ovo>farinha de pão>ovo>farinha de pão. Coloque em uma forma sem encostar um no outro e leve para o congelador por 30 min.
Aqueça óleo o suficiente para cobrir os sticks e quando estiver bem quente frite-os um a um. Use escumadeira ao invés de garfo para não furar. Atenção: Frita bem rapidinho!

Obs.: * Empane bem, se ficar um buraquinho sem empanar o queijo vai vazar.
*Não use as mãos para empanar, a casquinha é muito delicada e vai grudar tudo na sua mão.
*Tente não mexer muito, apenas o suficiente para empanar. A Dica é colocar a farinha em pote fechado e balançar na hora de empanar.
*Se não puder esperar 30min pra ele congelar, faça uma terceira camada de farinha de pão.
*Para mante-los aquecidos enquanto frita todos, mantenha-os no forno em temperatura baixa.
* Quando fritar fique atento, é só o tempo de dourar. Não fique mexendo enquanto frita.
*Não use farinha de rosca. O resultado não será o mesmo.

;-)

Quem fizer me conta!


Bolo de Fubá



Mais um bolinho super fácil de fazer, que usa somente o liquidificador e, claro, fica delicioso! Sirva ele quentinho com manteiga e café, ou prove com requeijão, eu amo!
Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 200 gr óleo 
  • 300 gr de açúcar
  • 120 gr de farinha de trigo
  • 150 gr de fubá
  • 15 gr de fermento
  • 200 gr de leite
Modo de Preparo:
  1. Em um liquidificador, bata os ovos com o óleo e o açúcar.
  2. Transfira a mistura para um bowl e acrescente aos poucos as farinhas e o fermento.
  3. Ferva o leite e incorpore à massa.
  4. Asse em forma untada com manteiga e farinha, em forno baixo por volta de 30 minutos.

OBS: o tempo do bolo dependerá da forma utilizada. Faça o teste do palito
.